1
click na foto

 

MDSC (MAHLE)

MDSC é um sistema de visão por computador, que detecta de forma automática a posição correcta de peças na linha de produção da MAHLE.

 

1
click no video

 

DPLUS 2
(Procalçado)

O DPLUS2.0 permite digitalizar moldes de solas. Na indústria do calçado, os moldes de alumínio usados no fabrico de solas têm erros provocados pela contracção do alumínio.

O sistema MDSC permite o controlo exaustivo (100%) das peças da linha de produção, usando um algoritmo robusto de segmentação e classificação.

 

O DPLUS 2.0 permite obter o modelo 3D exacto do molde de forma a projectar as tampas dos respectivos moldes. Estas tampas têm que encaixar milimetricamente nos moldes para se poder fazer as solas. A Reverse propôs uma solução de digitalização + software de modelação. No vídeo pode ver como se modela as tampas a partir do modelo digitalizado.

1
click na foto

Fishmetrics

Nas lotas existe uma imposição legal de controlo das dimen-sões do pescado, usualmente feito por amostragem. Esta amostragem é lenta, falível e não uniforme.

 

1
click no video

DPLUS FOOT
(Klaveness)

Tipicamente o calçado ortopédico é feito à medida recorrendo a gesso. É um processo lento, incómodo e exige armazenamento de gessos.

O FISHMETRICS é um sistema de visão estéreo que adquire de forma exaustiva todas as caixas de peixe da lota. De forma remota (ao nível da imagem), os amostradores podem medir os peixes (com erro de 1 milímetro), proceder a uma análise científica, independente e uniforme, e produzir relatórios. Este projecto mereceu o PRÉMIO BES INOVAÇÃO 2008.

 

O DPLUS FOOT adquire o modelo tridimensional do pé do paciente. O sistema captura a informação de diferentes pontos de vista obtendo assim um modelo computacional completo e rigoroso dos pés. O DPLUS é um sistema de digitalização por luz estruturada, usando algoritmos de visão por computador para proceder à reconstrução 3D.

9
click no video

EXPERIMENTA ÓCULOS (Bulk)

Experimentar óculos numa loja pode ser um processo mais seguro, eficiente e rentável para os retalhistas.

 

2
click no video

 

DPLUS INSOLE
(SuperEgo)

Uma palmilha à medida melhora resultados na correcção de problemas ortopédicos e confere mais conforto em activi-dades profissionais e desportivas.

A Reverse desenvolveu para a Bulk um sistema que permite ao utilizador experimentar de forma natural óculos virtuais. Os óculos virtuais replicam os reais, com a vantagem de não existirem em stock na loja, com todas os beneficios económicos que isso implica. O projecto consiste num sistema de realidade aumentada com estimação robusta de movimento do utilizador.

 

Contudo uma palmilha à medida é um processo moroso e dispendioso.
O DPLUS INSOLE digitaliza a planta do pé ou indirectamente a espuma fenólica depois de impressa, como se pode ver no vídeo.
A partir do modelo do pé, o podologista pode projectar o modelo da palmilha a aplicar, sendo maquinada numa CNC de forma automática. Empresas como a Klaveness e a SuperEgo usam o DPLUS INSOLE para produzir as palmilhas dos seus clientes.

5
click na foto

DPLUS 2
(Guliver)

Digitalizar pequenos modelos reais para projectar modelos em grande escala é o desafio da Guliver.

 

4
click no video

 

DPLUS MIRROR
(SAK)

As caneleiras à medida protegem melhor os jogadores de futebol. O processo recorre a gesso, sendo lento, intrusivo, com problemas de transporte e armazenamento.

O DPLUS 2.0 é um scanner da Reverse que permite digitalizar objectos reais de pequena dimensão, realizados por artistas. Em computador, os modelos podem ser manipulados e escalados, para que sejam maquinados em CNC's.

 

O DLUS MIRROR desenvolvido pela Reverse permite a digitalização 360º da perna do jogador, sem qualquer contacto, sem gesso e em menos de 1 minuto. O sistema é portável e recorre a um sistema catadióptrico de lentes e espelhos para obter as diferentes perspectivas da perna, sem mover máquina ou perna. A SAK adoptou o sistema no seu processo de fabrico - ver vídeo.